Dipirona em gotas ou xarope: o que é melhor?
- Elaine A. Calza

- 30 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de abr.
Parece a mesma coisa, mas não é!
Quem nunca teve uma dor de cabeça e correu para tomar um dos remédios mais populares do Brasil? Mas qual forma tomar? Aqui a gente te conta a diferença entre as formas gotas e xarope, sem deixar de te informar qual o efeito no seu organismo.

Não é questão de dosagem, ou "mais fraca"!
Tempo de leitura: 2 min
O que você vai ler:
O que é e desde quando existe a dipirona
Diferença entre dipirona gotas e xarope
O que acontece no seu organismo e dicas para as crianças
1. O que é e desde quando existe a dipirona
A dipirona é um ativo indicado contra dor e febre, bem conhecida no Brasil tanto na vida cotidiana e quanto nos hospitais e muito vendida na forma de gotas ou xarope.
Ela foi sintetizada na década de 1960. E desde então muitas formas farmacêuticas foram desenvolvidas: gotas, xarope, comprimidos, supositórios, etc.
2. Diferença entre dipirona gotas e xarope
Sabemos que o princípio ativo é o mesmo: dipirona. Logo, é ele que tem o efeito de combater a dor e reduzir a febre, independente de como for administrado.
O que observamos é uma diferença no tempo de ação entre essas fórmulas, sendo a forma em gotas mais rápida em demonstrar os efeitos.
Isso ocorre devido a fórmula do xarope conter grande quantidade de açúcar e volume líquido do que em gotas. O volume em gotas de uma dose é menor que do em xarope.
3. O que acontece no seu organismo
Esta diferença de volume gera uma redução no tempo de esvaziamento no estômago e para começar a absorver o fármaco. Por isso a demora no efeito!
Não é questão de dosagem, ou "mais fraca"! Apenas o tempo de reação (absorção).
Por isso, se for administrar xarope nas crianças, faça-o logo no início dos sintomas. Caso esteja mais intenso, o melhor será a versão gotas.
Agora que vocês aprenderam a diferença entre dipirona gotas e xarope, fica mais fácil entender o que é melhor em cada ocasião.
Lembre-se: Somos seres únicos e complexos. Procure sempre um profissional capacitado para atender e cuidar de você.
"Cuidamos de quem usa medicamento"
Consulta Farmacêutica Online

Comentários